GUINÉ-BISSAU🇬🇼

Presidente da República acaba de nomear o Escritor Guineense Ernesto Dabo  como Conselheiro Especial.



               BIOGRÁFIA

Mohamed Ernesto Dabó nasceu na cidade de Bolama, Guiné-Bissau, em 1949. Licenciou-se em Direito e é Mestre em Direito Interna­cional. É Prolífico Poeta, Escritor, Cronista, Dramaturgo, Fotógrafo, Ativista cultural e Músico fundador dos conjuntos “Cobiana Djazz” e do “Djorson”, no qual teve registo do primeiro disco da História da Guiné-Bissau.
Dabó é o primeiro artista guineense a passar na Rádio Televisão Portuguesa (RTP), em 1971. Tem participação literária dispersa por livros, revistas e jornais nacionais e estrangeiros, como também escreveu diversas peças de teatro. Em 2013 gravou o seu primeiro álbum discográfico “Lembrança”. No mesmo ano, publicou o livro “PAIGC: Da Maioria Qualificada à Crise Qualificada”, uma obra considerada incontornável para a compreensão das cíclicas crises que a Guiné-Bissau tem vivido desde 1980.
É Membro Honorário de Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD); Membro de Honra da Associação Friendly Talents de Leiria; Membro Honorário da Associação Lusófona para o Desenvolvimento, Cultura e Integração (ALDCI); Membro Honorário do Movimento Internacional Lusófono (MIL); Membro do Conselho Consultivo da Associação IUNA /Coimbra ” Implementar Uma Nova Atitude Social” e representante na Comissão Interinstitucional (da Guiné-Bissau) na Academia Lusófona Luís de Camões e Instituto Fernando Pessoa.

EQD

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DOMINGOS SIMOES PEREIRA , DSP CHEGA À BISSAU EM CARNE E OSSO